14 outubro 2016

Limpeza de Moedas

Antes de tudo: A moeda é sua, e você faz o que quiser.

Inclusive, é por sua conta e risco.

Quem nunca limpou uma moedinha que atire a primeira pedra. Creio que muitos fizeram isto no começo de suas coleções, inclusive arruinando para sempre algumas peças. Eu fiz isto. Você com certeza também fez. No começo achávamos as pátinas feias, e hoje procuramos por elas. Não é assim? A medida que o tempo foi passando, foi-se aprendendo mais sobre a Numismática, e as coisas mudaram, certo? Ou não?

Temos coletado nas redes sociais, blogs, websites de casas numismáticas e até no site do Banco Central informações acerca da melhor maneira de se limpar moedas.

A quantidade de diferentes materiais e receitas mencionadas por leigos e até mesmo por colecionadores experientes, e até mesmo em catálogos, e em diversos locais é assustadora e dá a impressão de estarmos lidando não com numismatas, mas sim com nutricionistas, cozinheiros, químicos, ou quiçá, alquimistas em busca da Pedra Filosofal. Não custa dizer que muitos desses produtos são altamente tóxicos e perigosos à saúde. Mas vejamos uma pequena, - e não completa, embora exaustiva – amostra do que recolhi:

Catchup, Molho de Pimenta Gota, Mostarda, Vinagre, Molho Barbecue, Querosene, Jato de Areia, Thinner, Lixa d’Água, Azeite, Óleo de Côco, Óleo de Amêndoas Doces, Óleo Diesel, Acetona 100% Pura, Pasta de Dentes, Água com Sal, Água com Açúcar, Água Destilada, Água Oxigenada, Água de Bateria, Banho-Maria, Soda Cáustica, Palha de Aço, Escova de Dentes, Massa de Polir, Escova de Latão, Polidor de Jóias Silvo/Brasso, Polidor Automotivo Grand Prix, Limpol Limpa Inox, Cera para Pisos, Solução de Amônia, Limão, Detergente de cozinha, Pasta de Sabão de Côco, Pinho Bril, Eletrólise, Borracha, Spray WD 40, Coca-Cola, Descarbonizante Spray Car 80, Limpador de Jóias Monzi, Flanela de Polimento, Álcool Isopropílico, Álcool de Cereais, Kaol, Carbonato de Sódio, Bicarbonato de Sódio, Trissulfato de Sódio, Cromato de Sódio, Ácido Nítrico, Vaselina Líquida, Sal de Frutas ENO, Detertec 7, Grafite em Pó...

ad infinutum!

Mas esqueçam esses ingredientes todos, pois são absolutamente inúteis perto da antiga e famosa Pomada de Banha do Peixe Elétrico da Amazônia! Santo de casa sim, é que faz milagre! Essa sim, cinco estrelas, top de linha, um grande produto natural e de procedência 100% nacional, altamente recomendada por grandes comerciantes de moedas das redes sociais, verdadeiros “mumismatas” (com M, de MULA), para transformar moedas sujas, encardidas e muito circuladas, novamente em moedas Flor de Cunho, muito brilhantes, como se estivessem acabado de sair da “impressão” e da “pintura”!

 

Uso EXTERNO, ok?


Em Junho 2016 estive em São Paulo-SP visitando algumas Casas Numismáticas, e em uma delas, em uma galeria da Rua Barão de Itapetininga, após bater um papo com o vendedor, precisei ir ao banheiro. O que vimos? Havia, sobre a pia, uma escova de latão, bem gasta. Nem preciso dizer que saí correndo de lá.

Há diversas “receitas” de limpeza de moedas na internet, algumas tão inacreditáveis que não vou nem comentar, e estão abundantes em antigos catálogos numismáticos e até mesmo em boletins antigos de Sociedades Numismáticas SÉRIAS! Por sorte, nos últimos anos, o colecionismo de moedas tem se tornado mais exigente com o advento da tecnologia digital e o auxílio de novas ferramentas (microscópios, scanner, fotografia digital, etc...) e sinais de limpeza não tem sido mais admitidos por numismatas sérios e exigentes.

Há basicamente dois grandes problemas na limpeza: Abrasão/Fricção e Umidade. Mesmo uma delicada flanela de microfibra utilizada para limpeza de lentes de óculos deixam nas peças pequenos “hairlines”, riscos finíssimos visíveis com lupa. Além do mais, dos vários materiais que forem utilizados, no final terá que se enxaguar a moeda com água, e a de torneira contém flúor, cloro e outros minerais que prejudicam os metais, além da própria umidade.

Então, o que fazer? Minha recomendação é simples e enfática: Não faça nada! Não limpe, deixe como está. Adquira moedas Flor de Cunho pra sua coleção, não perca tempo limpando moedas circuladas ou sujas. Moedas limpas ou que demonstrem sinais de limpeza jamais irão valorizar, pelo contrário, sempre desvalorizam, sem exceções.

Você passaria palha de aço em uma moeda de ouro, correndo o risco de diminuir o seu peso e conteúdo de metal precioso? Se não, porque o faria em uma de cuproníquel, aço inox ou latão? O resultado é o mesmo.

Obviamente, a regra de “não limpar moedas” se torna inválida para aquelas peças encontradas enterradas. E para este caso não serei eu a dar a receita de limpeza, pois isto é trabalho pra arqueólogos profissionais gabaritados e, como numismata, tenho uma reputação a zelar.

Poderão sempre argumentar que ao mesmo tempo que existe o numismata exigente e criterioso, que procura peças no melhor Estado de Conservação possível, também existe o iniciante com parcos recursos e que quer somente completar o álbum e ter moedas limpinhas e brilhantes na coleção.

Oras, a numismática, além de ciência, também é um hobby, e como tal, deve ser prazeroso. Por isso mesmo, existem preçários e existem Catálogos. Por isso mesmo, existem receitas “miraculosas” para limpar moedas com Pimenta Gota e Catchup e recomendações sérias para que não sejam limpas. Por isso, há alvéolos de grampear made in china e há holders autoadesivos alemães e cápsulas de acrílico de primeiríssima linha. Por isso, há os álbuns feitos em papel e há medalheiros em acrílico ou madeira de lei com veludo. Por isso, há moedas baratas de latão e há moedas caríssimas de ouro. Então, tem pra todos os gostos e bolsos, tem pra todo mundo, e, como foi dito no começo, a moeda é sua, e você faz com a mesma o que bem entender, inclusive o “melhor” método de limpeza que já vi, que consiste em por a moeda dentro de uma Batata, e deixar esquecida ao sol durante algumas semanas.

Sinta-se à vontade para deixar o seu comentário!

 

P.S: Infelizmente o nível educacional no Brasil é um pouco baixo, e nem sempre a ironia ou o sarcasmo são compreendidos. Então, sendo claro: Não passe pomada de banha de peixe elétrico da Amazônia nas tuas moedas, muito menos as coloque dentro de batatas. É óbvio ululante que irá destruí-las. As vezes penso que nem precisava avisar isso, mas…mas… quem está nos grupos de numismática das redes sociais sabe o nível de coisas bizarras que vemos diariamente.

8 comentários:

  1. Olá! Sobre essa questão da limpeza de moedas, tenho uma questão para você, se puder me ajudar. Grande parte da minha coleção é composta de moedas que me foram dadas por parentes próximos pouco antes de morrerem, e por isso têm valor sentimental para mim. A maioria delas circulou bastante, e portanto muitas estão bem sujas. Prossegui a coleção ao longo dos anos procurando as novas moedas em melhor estado que pude, mas nunca quis trocar essas originais por outras S ou FC, devido ao que relatei. Em suma, há alguma forma de limpar essas moedas satisfatoriamente e minimizando riscos - nas duas assepções da palavra? Elas são predominantemente MBC. Na verdade eu nunca tinha tido vontade de limpá-las. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há algumas "receitas" na internet, mas não sei dizer se são boas pois nunca as testei.

      Excluir
  2. Boa tarde Rubens Bulad.
    Herdei uma coleção de moedas iniciada por meu bisavô, dentre eles vieram algumas moedas de alumínio. Após alguns anos guardadas ao abrir seus envelopes elas mostraram haver oxidado, havendo na sua superfície um pó branco. Como posso conservar com sucesso moedas de alumínio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse pó branco é óxido de alumínio, com certeza a moeda interagiu com outros metais (muito provavelmente com prata, havia alguma desse metal por perto?) e está irremediavelmente danificada. Eu venho dizendo ao pessoal, com base em experiência própria o seguinte: Usar envelopes SOMENTE para moedas de metais nobres (ouro, prata e cobre) afim de se obter pátina com o passar dos anos. Pra moedas em metais expúrios, tais como aluminio, aço "inox" (mas que enferruja se mal armazenado), moedas eletrorrevestidas do Plano Real, etc, o ideal são os alvéolos auto-adesivos, que impedem a entrada de ar.

      Excluir
    2. Provavelmente as moedas de alumínio interagiram com moedas de prata e cobre. Agradeço sua explanação, foi esclarecedor.

      Excluir
  3. O método da batata foi ótimo. Rindo até agora kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Escrever sobre isso é perder tempo, vc poderia deixar so a primeira frase e seu post estaria completo "cada um faz oq quiser com suas moedas" e se alguém quiser comprar depois, compra, se não quiser, nao compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário foi tão patético que sequer teve coragem de por seu nome nele, não é mesmo?? Não percebeu que o post é uma brincadeira?? Não entender ironia e sarcasmo é grave sintoma de doença mental, meu caro. Procure ajuda profissional.

      Excluir

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.