10 janeiro 2018

Novamente, Anomalias vs. Variantes…

Parece inacreditável ter que voltar a falar sobre esse assunto tão BÁSICO, do bê a bá da numismática, mas, ainda existem, infelizmente, alguns colecionadores bobalhões que “não aceitam” o fato, reconhecido mundialmente por todas as Sociedades Numismáticas SÉRIAS, de que VARIANTES sejam alterações intencionais no design das moedas, e que ANOMALIAS sejam erros de produção.

Motivo: Porque um comerciante numismático de Curitiba-PR, completamente leigo no assunto e mais perdido do que cego em tiroteio, lançou uma “obra” física, em papel, na qual nomeia erros de produção corriqueiros como “variantes”, e qualquer coisa que ele desconheça como “variante”. E pior, ainda lhes dá cotações surreais.

É até compreensível que tenham dúvidas a respeito, já que não há NENHUMA publicação a respeito de um tema tão simples, corriqueiro e fundamental na numismática, que esteja publicado ou disponível em língua portuguesa. As Sociedades Numismáticas no Brasil servem apenas como clube de venda de moedas, quase nada sobre conhecimento é publicado.

De fato, o material sobre o assunto está 100% publicado no estrangeiro.

Compreensível a ignorância, porém de forma alguma é perdoável.  Apesar das publicações sobre esse assunto estarem em livros físicos em papel, em língua estrangeira, os quais dificilmente são acessados pelos numismatas brasileiros – até mesmo pelo valor dos mesmos, e por mero desconhecimento da existência -, há muito material sobre este assunto BÁSICO da numismática disponível GRATUITAMENTE na internet. Basta pesquisar! (Embora eu duvide que saibam fazer isso, pois esses JUMENTOS são analfabetos funcionais).

Então vamos ajudar estas pessoas a pararem de passar vergonha na internet. Seguem algumas referências que encontrei com 2 minutos de pesquisa no Google, em sites sérios sobre numismática:

1) Site da NGC
https://www.ngccoin.com/news/article/1655/Variety-versus-Mint-Error/

Variety
A variety is a coin that differs from its basic design type in some distinctive way and is thus differentiated by collectors.

Uma variante é uma moeda que difere de seu tipo básico de design de alguma forma distinta, e portanto, é diferenciada pelos colecionadores.

Mint Error
Coins with major mint errors as a result of human or mechanical error during manufacturing.

Moedas com erros de produção como resultado de erros humanos ou mecânicos durante a fabricação.

2) Site da PCGS:
https://www.pcgs.com/news/mint-error-or-die-variety?utm_source=email&utm_medium=newsletter&utm_campaign=newsletter-pcgs-2016may03-archive

An error is a mechanical (machine) malfunction of some sort. Meaning, the machine itself jumped, bumped, slipped, turned, tilted, vibrated, or one of probably a hundred things that could go wrong during the striking process. Each malfunction that causes an error is unique, and, with a little research and understanding, is recognizable. Some may be very similar, but a striking error is always technically unique to the strike, which makes every error unique. Some examples of errors are: Off-centers, Rotated Dies, Struck Throughs, And Double Struck Coins.
Uma anomalia é um mal funcionamento mecânico (máquina) de algum tipo. O que significa que a própria máquina saltou, chutou, escorregou, virou, inclinou, vibrou, ou uma das provavelmente centenas de coisas que poderiam dar errado durante o processo de cunhagem. Cada mal funcionamento que causa um erro é único, e com um pouco de pesquisa e compreensão, é reconhecível. Alguns podem ser muito semelhantes, mas um erro impressionante é sempre tecnicamente exclusivo da cunhagem, o que torna todos os erros únicos. Alguns exemplos de anomalias são: Cunhagens descentradas, rotação de cunho, cunho gasto, e batidas duplas.


The opposite is what makes a die variety. This is when the actual die has some kind of unique characteristic that is repeated exactly, or progressively, among multiple coin strikings. Just about every series has its own unique traceable die varieties. Some die variety examples are: Re-engravings, Over Polishings, Repunched Mint Marks/Dates, And Die Cracks.
O oposto é uma variante de cunho. Isto é, quando o cunho atual possui algum tipo de característica única que é repetida exaustivamente, ou progressivamente, entre várias cunhagens de moedas. Alguns exemplos de variantes são regravações, sobreposições, marcas/datas remanescentes e rachaduras. (Nota do blogueiro: tal como os nossos 960 Réis).


seapator

3) Site do Lincoln Cent Resource, a maior referência dos colecionadores de Lincoln Cent:
http://www.lincolncentresource.com/FAQ/errors_vs_varieties.html

Varieties are intentional and unintentional changes to dies before coins are struck
Variantes são modificações intencionais e involuntárias no cunho efetuadas antes da cunhagem.


Errors are unintentional mistakes or abnormalities made during striking.   
Anomalias são erros não intencionais ou anormalidades ocasionadas durante a cunhagem.


4) Portal do Numismata Ken Potter, uma mais maiores autoridades no assunto, no mundo, com 50 anos de estudos numismáticos. ATENÇÃO: 50 anos de ESTUDOS no ramo, não de mero COMÉRCIO, que qualquer bobalhão analfabeto é capaz de fazer. O sr. Ken Potter dá PALESTRAS sobre o assunto “Anomalias e Variantes” nas Sociedades Numismáticas dos Estados Unidos, como se pode conferir em seu website. Ele é co-autor do “Guia Cherrypickers de Erros e Variantes”, uma das melhores obras sobre o assunto. É autor do prefácio da obra “The Official Price Guide to Mint Errors”, de Alan Herbert. Tem seus próprios livros sobre o assunto publicados. É membro do CONECA, (The Combined Organizations of Numismatic Error Collectors of America), a maior associação numismática de colecionadores de anomalias em moedas, do mundo. Possui inclusive um serviço de expertização de erros e variantes. Melhor do que postar a definição de anomalias e variantes, é ler o site todo, pois é uma verdadeira aula:
http://koinpro.tripod.com/
http://koinpro.tripod.com/Ken_Potter_Bio_Page.htm


Dá pra ficar o dia todo aqui postando referências GRATUITAS da internet sobre a diferença entre ANOMALIAS (erros de produção) e VARIANTES DE CUNHO (alterações propositais no design), redigidas por numismatas experientes no ramo, reconhecidos e acreditados por suas Sociedades Numismáticas. Palavra-chave para pesquisa: “Errors and Varieties Coins”. 

Agora, se preferem fazer birra e pirraça e acreditar no que um mero comerciante escreveu numa “obra” feita nas coxas, no sul do Brasil, não posso fazer mais nada. Como já dizia o dissidente soviético Yuri Bezmenov:

«Uma pessoa que está desmoralizada não é mais capaz de acessar informação verdadeira. O fato não diz nada para ela. Mesmo quando confrontada com informações de grandes evidências e provas fundamentais como documentos e fotos… elas irão se recusar a crer nisso, até que levem um chute no traseiro».


Sem mais no momento (eu espero…).

3 comentários:

  1. Belíssima postagem com seu selo de qualidade... Estou virando leitor deste belo blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Artigo excelente, Muito esclarecedor. Parabéns aos envolvidos.

    ResponderExcluir
  3. São raros os comerciantes de moedas que estão no ramo por "amor" á numismática e infelizmente não são raros aqueles que tentam vender numismas banais como algo escasso.
    Há que manter a cabeça fria e aceitar com alguma contenção e reserva as "descobertas" que por aí vão aparecendo.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.