01 dezembro 2017

O Processo de Fabricação das Moedas

Para explicar como ocorre, teremos que detalhar o passo-a-passo de como é feita uma moeda, a partir do zero, desde a mesa do artista até a fabricação dos cunhos e a cunhagem das peças. Infelizmente não disponho de imagens de moedas brasileiras pra ilustrar, pois a nossa Casa da Moeda esconde tal processo com um secretismo idiota, sendo que outras Casas da Moeda do mundo o divulgam abertamente. Por isso me servirei das moedas americanas e do processo americano, que é o mesmo que o brasileiro e utilizado mundialmente na atualidade.


Primeiro, é criada uma imagem no computador, do que será a moeda.


Com o esboço pronto, o artista escultor-gravador serve-se de um molde em gesso, no qual irá esculpir, em alto relevo, o design da futura moeda. Este processo também pode ser realizado mecanicamente.


Molde de Gesso original da moeda 5.000 Réis 1938, em exposição na sede da Sociedade Numismática Brasileira. (Cortesia da imagem: Numismata Luan Catellan)


Um molde de borracha é criado utilizando o molde de gesso, pois o gesso é muito frágil.


A imagem da moeda é uma escultura de gesso com 8 a 12 polegadas de diâmetro. Esta é inserida em uma máquina denominada PANTÓGRAFO, que reduz a imagem da escultura em gesso ao tamanho real no qual será cunhada a moeda, criando assim uma matriz de cunho macho (mestre) em um cilindro de aço. Este é um processo lento e tedioso, demorando de um dia e meio a dois para completar a transferência do design da escultura de gesso para o cunho macho (mestre).

Agora começa a fabricação dos cunhos de trabalho (cunhos fêmea, aqueles que realmente irão cunhar as moedas).



HUB é o cunho macho (mestre) que foi criado pelo pantógrafo, à partir do molde em gesso. Com ele, cria-se os cunhos fêmea, ou DIE, que possui a imagem em negativo (baixo-relevo), que cunhará as moedas.

O processo de metalurgia utilizado para criar matrizes de cunho é denominado Hubbing. É um processo à frio, o que significa que ocorre bem abaixo da temperatura de fusão do metal que está sendo trabalhado.


No hubbing, o cunho macho (mestre) criado com o pantógrafo é utilizado para a fabricação dos cunhos fêmea (de trabalho, que irá cunhar as moedas). O cunho macho é geralmente endurecido e é exatamente igual à futura moeda, e o bloco de aço de matriz fêmea é amaciado por recozimento para ajudar a formar a impressão do cunho fêmea (que terá uma imagem em negativo). À medida que o cunho macho atinge o bloco de aço de matriz fêmea, esta é deformada, e usinada de forma plana. No geral, o cunho macho é um cilindro reforçado por um anel de aço circundante durante o processo de cunhagem. O hubbing é geralmente um processo menos caro do que o mero processo de usinagem da matriz fêmea, e várias matrizes de cunho podem ser feitas a partir do cunho macho.

Cada cunho assim produzido possui uma vida útil média de 1.000.000 de cunhagens, ou seja, 1 milhão de moedas cunhadas. Pela quantidade de moedas brasileiras encontradas com anomalias de cunho rachado e quebrado, sabemos que nossa Casa da Moeda prolonga essa vida útil pra bem mais que 1 milhão de cunhagens.


Uma bobina de aço é desenrolada e inserida em uma máquina que cortará os discos para a fabricação das moedas. Estes discos serão então lavados, e inseridos na máquina de cunhagem.


Os discos em branco entram na máquina de cunhagem, que produz 750 moedas cunhadas por minuto. O disco cai em um buraco, chamado VIROLA, que possui o cunho fixo (geralmente de Reverso) abaixo. A virola impede que o disco se expanda durante a cunhagem. O cunho móvel (geralmente de Anverso), também chamado de “martelo”, bate no disco, cunhando assim a peça.

Daí as peças irão para outra máquina, que as irá pesar e ensacar em sachês (Brasil) ou inserir as moedas em rolos de papel (EUA), e daí, vão pros bancos pra serem distribuídos à população.


Como se pode perceber, não há muito mistério, e, quando compreendemos bem como funciona o processo de fabricação das moedas, desde o esboço inicial, passamos a entender também como as anomalias ocorrem.

Decidi postar aqui o passo-a-passo, não só pra ilustrar o processo de forma detalhada, mas também porque estas explicações serão necessárias para o próximo post do blog, onde falarei sobre uma anomalia muito importante: A Batida Dupla, que precisa ser explicada e desmistificada.

Deixe abaixo o seu comentário!

Um comentário:

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.