15 outubro 2016

Moeda «50 Centavos sem o Zero»

Cortesia da imagem: Warley Soares

Esta moeda deveria constar no artigo anterior sobre «Anomalias em Moedas», no entanto achei melhor redigir um artigo específico por ser necessário explicar muitos detalhes.

A moeda: Trata-se de um grave erro de fabricação da Casa da Moeda do Brasil, no qual, segundo informações obtidas pela imprensa, um funcionário inseriu equivocadamente um cunho de anverso da moeda de 5 Centavos 2012 na máquina de cunhagem da moeda de 50 Centavos.

Como em todo desastre de grandes proporções, não temos apenas um único erro, e sim vários erros em cadeia. Logo, temos também grave falha no Controle de Qualidade, Produção e Distribuição não só da Casa da Moeda, mas também do Banco Central e dos bancos brasileiros que receberam os sachês com moedas e distribuem o troco para a população.

Foram cunhadas aproximadamente 40.000 moedas com tal anomalia, o equivalente a 2 horas de produção. Tal erro foi OFICIALMENTE reconhecido e documentado pelo Banco Central (clique para ver o texto) e aparentemente circulou somente na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Imediatamente após a descoberta, já em circulação entre a população, o Banco Central informou que estas moedas não teriam curso legal, e seriam recolhidas, podendo ser trocadas em qualquer agência bancária pelo valor de 50 Centavos, sem prazo de troca. Não é possível estipular a quantidade exata de moedas cunhadas (estranho que a Casa da Moeda não saiba exatamente quantas unidades produz…), tampouco temos a informação de quantas foram recolhidas.

Algumas peças, claro, escaparam para o mercado numismático, e os valores subiram às alturas, especialmente por se tratar de uma novidade e haver forte procura.

Vamos então a parte técnica sobre a moeda anômala verdadeira:

A moeda é exatamente IGUAL em diâmetro, espessura e peso que as moedas comuns de 50 Centavos. Sua data deve ser, obrigatoriamente, a de 2012. Seu disco possui a inscrição «Ordem e Progresso ☆ Brasil ☆» na orla, que pode estar para cima ou para baixo, como em qualquer moeda comum de 50 Centavos. O reverso é o da moeda de 50 Centavos, e ilustra normalmente o Barão do Rio Branco. Somente o seu anverso é que possui a diferença, onde foi batido o cunho de 5 Centavos 2012, ao invés do cunho de 50 Centavos 2012.

Além do mais, por ter tido pouca circulação, é preferível que ainda apresente boa parte, senão toda, de seu brilho de cunhagem original.

Por ser um erro de cunhagem gravíssimo, com documentação oficial do Banco Central admitindo sua existência e principalmente, CIRCULAÇÃO, que é o mais importante de tudo, tal peça deve, em minha humilde e sincera opinião, obrigatoriamente constar nos tal peça deve, obrigatoriamente constar nos Anais Numismáticos brasileiros.

Quanto a valores de cotação e mercado, não sendo esta minha área de atuação na numismática, não emitirei opinião a não ser que estes devem ser regidos pela Lei da Procura e Oferta.

Falsificações: Com os preços nas alturas e muita especulação e pouca disponibilidade, aliadas à falta de conhecimento, as falsificadas – para enganar colecionadores incautos –  começaram a surgir no mercado. Algumas razoavelmente bem feitas, outras nem tanto.



Vimos os seguintes casos de falsificadas óbvias:

- Reverso da moeda de 5 Centavos, com a efígie do Tiradentes.
- Data “2013”, e ainda por cima, em alto relevo, quando a original é “2012” e em baixo relevo.

Há ainda alguns casos relatados nas redes sociais onde uma moeda de 50 Centavos original é escavada no anverso com ferramentas elétricas de oficina (Broca Forstner?), em seguida inserem uma moeda de 5 Centavos 2012 no buraco formado, e em seguida soldam, lixam e dão banho de Níquel em toda a peça. Mas tudo facilmente identificável, caso a peça seja observada e analisada com cuidado e atenção, com auxílio de uma lupa, em seus mínimos detalhes.

Um outro fator de identificação, porém mais avançado, é o fato conhecido por numismatas experientes, de que cada cunho de cada moeda do Plano Real em cada ano possui ligeiras diferenças de design. Portanto, o cunho da moeda original deve ser, necessariamente, o cunho da moeda de 5 Centavos 2012. Caso seja identificado o design de cunho de 5 Centavos de qualquer outra data, a peça é, com 100% de certeza, falsificada, pois nas suas curtas duas horas de produção, seus cunhos não foram trocados (se o tivessem feito, teriam percebido o erro ainda na Casa da Moeda, e a produção teria sido descartada, jamais chegando nas mãos da população).


Falemos então sobre a questão técnica e sua definição:

Trata-se de uma anomalia do mais alto nível possível, de extrema gravidade, da mais alta raridade, muito valorizada em qualquer peça de qualquer local do mundo, chamado MULA.

MULA (Mule Coin): Também chamada de “Moeda Híbrida” no Brasil. Moeda cunhada cujos anverso e reverso não correspondem ao que foi originalmente projetado para a peça. Ou seja: Uma troca de cunhos, que podem ser intencionais, por boa ou má fé, ou – caso da nossa “50 Centavos 2012 sem o zero” – produzidas por um grave erro de funcionários que confundiram e instalaram os cunhos errados na máquina de cunhagem. São peças muito procuradas, e os exemplares costumam alcançar valores elevados no mercado.

O colecionador de moedas anômalas Celso Suzuki, no Boletim #51 da AFNS, artigo «Anomalias e Variantes», página 16, define da seguinte maneira resumida:

«HÍBRIDA: Moeda que apresenta anverso ou reverso diferente do que originalmente estabelecido».

As primeiras Mulas são encontradas entre antigas moedas Gregas e Romanas. A opinião é dividida entre aqueles que seguem a tese de que são acidentais, como resultado de uma combinação incorreta de matrizes de cunho que foram retiradas de uso, ou o trabalho de cunhadores que utilizam cunhos roubados de uma Casa da Moeda, quando os mesmos deveriam ter sido inutilizados ou destruídos.

A nomenclatura, MULE, utilizada internacionalmente por numismatas de todo o mundo, deriva do animal mula, a descendência híbrida entre um cavalo e um burro, devido que a moeda possui dois lados destinados a moedas diferentes, tanto quanto uma mula possui pais de duas espécies diferentes.

Existem diversos exemplos recentes de MOEDAS MULAS na numismática mundial. Cito alguns exemplos:

Em Março 2014, a Royal Mint da Grã-Bretanha confirmou a existência de um par mula em duas moedas de Prata .999 de £ 2 comemorativas, produzidas em Dezembro 2013. As matrizes incompatíveis foram utilizadas em 17.000 moedas «Britannia» e 38.000 moedas do «Ano Lunar do Cavalo».

Neste caso, a mula foi produzida através da combinação acidental das matrizes.

As moedas mulas do «Ano Lunar do Cavalo» e «Britannia». O anverso de ambas as moedas apresenta a Rainha Elisabeth II.
A versão com “denteação” nas bordas deveria estar na moeda «Britannia», e a versão com bordo liso, para a «Ano Lunar do Cavalo».


Em 1967, a Nova Zelândia emitiu uma moeda de 2 Cents, com anverso da moeda de 5 Cents das Bahamas.

À esquerda, a peça original. À direita, a moeda mula.


Exemplos subsequentes na Nova Zelândia incluem ainda a moeda 5 cents 1981 com reverso de 10 cents do Canadá, e também 50 cents com $1 canadense, ambos extremamente raros.

Uma das mais famosas moedas mula dos últimos tempos, vem dos Estados Unidos, e é o «Sacagawea Dollar/Washington Quarter», caracterizado por um anverso de uma moeda Washington Quarter, e reverso da Moeda $1 Sacagawea. Inicialmente foi pensado que a moeda foi intencionalmente cunhada por um empregado mal intencionado da US Mint, no entanto após uma perícia, foi confirmado em Julho 2000 ser um erro legítimo, criado pela substituição acidental de um cunho rachado do Sacagawea por um de anverso de Washington Quarter. Vários milhares de moedas foram relatados como cunhadas antes que o erro fosse descoberto, e os empregados da US Mint os recuperou e destruiu a maior parte deles.

Em Abril 2013, tornam publicamente conhecidas 10 peças sobreviventes, que foram certificadas, graduadas e encapsuladas. Uma das peças, NGC MS-67, foi vendida na reunião da American Numismatic Association na Filadélfia, em Agosto 2012, por US$ 155.250. Mais informação aqui.

$1 Sacagawea Dollar, comum

A Raríssima moeda mula «Sacagawea Dollar/Washington Quarter»


No Brasil a famosa «50 Centavos sem o zero» não é o caso único. Não é único nem mesmo no atual sistema monetário, o Plano Real: Temos conhecimento de algumas peças de 5 Centavos 1994 que possui o reverso da moeda 1 Centavo 1994.  Alguns colecionadores e vendedores a chamam de “5 Centavos cabecinha”.

Ao contrário da «50 Centavos sem o zero», esta é praticamente desconhecida entre a maioria dos numismatas. Estão até hoje, 22 anos após a emissão, em circulação pelo Brasil afora, mas podem passar desapercebidas por ambas serem moedas muito pequenas e a diferença da moeda comum para a moeda mula não ser de tão fácil percepção à primeira vista. Basta perceber que a cabeça da Efígie da República é ligeiramente menor do que deveria ser numa moeda comum de 5 Centavos da 1ª Família, dando a impressão de um início de cunhagem descentrada no reverso. Quem sabe você não encontre uma após ler este artigo? Fique de olho no troco do pão!

A peça abaixo está a venda no site da Filatélica Zeppelin (clique para acessar).


Cabe ressaltar, de forma enfática, que as moedas mulas podem ser facilmente confundidas por colecionadores menos experientes com um outro erro, também de alta gravidade, porém muito menos incomum, e que, aqui no Brasil, ocorreu principalmente com Cruzeiros dos anos 1970’s e sendo facilmente encontrada no comércio numismático, o qual apresentamos a seguir:


CUNHAGEM EM DISCO INAPROPRIADO (Struck on Wrong Planchet): Também chamado no Brasil entre alguns colecionadores de “Disco Impróprio”, “Disco Menor”, entre outras nomenclaturas. Ocorre quando uma máquina de cunhagem que está cunhando uma determinada moeda é alimentada com discos em branco de outra denominação. O resultado da produção é uma moeda cunhada com um desenho que seria para um disco de tamanho diferente. Este tipo de erro, quando identificado, é capturado durante o processo de fabricação e destruído.

Exemplos:


Moeda de 10 Centavos 1977 cunhada no disco menor, original para 5 Centavos.



Moeda de 50 Centavos 1970 cunhada no disco menor, original para 20 Centavos.


Portanto, anote:

A diferença principal entre MULA e DISCO INAPROPRIADO:

- Na MULA, um ou ambos os cunhos foram trocados de forma equivocada.

- No DISCO INAPROPRIADO, a máquina foi alimentada com discos de outra denominação.


Pode ainda ocorrer confusões com o seguinte erro:

DUPLA DENOMINAÇÃO (Double Denomination): Moedas prontas que foram cunhadas uma segunda vez, em uma máquina de denominação diferente da original. São identificáveis por ainda apresentarem detalhes do design da moeda anteriormente cunhada, o que possibilita identificar qual foi a primeira cunhagem. Podem ser propositais ou não. Mais raros ainda, denominações batidas em um disco já cunhado de alguma moeda estrangeira. Numismática Bentes (clique no link para obter explicações detalhadas) nos contempla com a visão de uma destas peças de seu acervo, um 80 Réis de Cobre do Império do Brasil recunhado sobre «One Large Cent» dos Estados Unidos:

Observação: Este erro não deve ser confundido com RECUNHOS OFICIAIS nos quais o governo de um país compra estoque de moedas de outra nação com o fim exclusivo de cunhar sua denominação sobre a moeda estrangeira, tal como ocorre com as moedas da Colônia do Brasil em Prata de 960 Réis (Patacões), recunhados sobre moedas de diversas origens.

Torço para que o artigo tenha sido redigido de forma clara e que todos tenham compreendido bem.

Caso tenha alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.