12 outubro 2016

Um pouco mais sobre a anomalia «Cunho Marcado», especificamente a tal “variante globo triplo”

A postagem anterior sobre a insignificante e comum anomalia chamada por leigos e ignorantes de Moeda «Globo Triplo» tem causado polêmicas em alguns grupos de WhatsApp sobre numismática, nem tanto entre numismatas e colecionadores, e sim com meros pequenos comerciantes de moedas das modalidades olímpicas. Eu os chamo de “comerciantes olímpicos” já que são verdadeiros campeões - medalha de ouro - em falar (e espalhar) bobagens sobre numismática nas redes sociais.

Minha intenção ao publicar tal matéria foi a de informar, já que são escassas no Brasil as informações sobre anomalias em nossas moedas. Temos um grupo no Facebook no qual diariamente surgem postagens dos membros que encontram anomalias das mais diversas em nossas moedas, e não sabem do que se trata. Em vários casos, não são pessoas leigas em numismática: São colecionadores sérios que precisam de informação.

Tenho também a intenção de desmistificar: Ou seja, acabar, extirpar, cortar pela raiz vários mitos que existem na numismática brasileira, criados por comerciantes com a clara intenção de supervalorizar anomalias comuns com intenção de benefício financeiro próprio à custa de incautos e muita desinformação, e que são causadores de grande vergonha no exterior.

Na postagem sobre Anomalias em Moedas, fiz questão de colocar o nome correto de cada uma delas, com as nomenclaturas utilizadas internacionalmente e devidamente traduzidas para o português, além de seus apelidos (mesmo os esdrúxulos) mais conhecidos no Brasil, e em seguida, seu nome em inglês, utilizado internacionalmente, facilitando com isto, para o interessado, pesquisar nos sites de busca mais informação que lhe convenha. Os nomes em inglês são palavras-chave para pesquisa! Grande parte da informação provém de estudos oficiais da ANS – American Numismatic Society, de seus associados, e postagens em fóruns internacionais em que participo, em língua inglesa, espanhola, russa e ucraniana, nas quais sou fluente.


 


Ao contrário do Brasil, onde raramente algum funcionário da Casa da Moeda dá alguma palestra, (geralmente repleta de “encheção de linguiça”), e as informações boas e sérias são extremamente escassas, nos EUA e em diversos países da Europa a numismatica é levada a muito sério, e Casas da Moeda nacionais, como a americana US Mint explicam com detalhes aos membros das Sociedades Nacionais de Numismática cada defeito que ocorre na confecção de moedas, e como os mesmos ocorrem. Estas entidades publicam os estudos em boletins, nos fóruns abertos ao público e nos reservados aos sócios.

A anomalia «CUNHO MARCADO», que gera o tal “globo triplo” nas moedas brasileiras e o que outros leigos chamam de “data vazada”, “data chupada”, “cunho chupado”, “cunho umbigado”, dentre outros nomes igualmente ridículos, não é uma exclusividade da Casa da Moeda do Brasil. A mesma ocorre em moedas do mundo inteiro, e temos muitos exemplos em moedas estrangeiras.



Se temos “globo triplo”, o Canadá tem “montanha extra”!


Como eu havia dito anteriormente, NUMISMÁTICA É CIÊNCIA. Como tal, qualquer afirmação contra ou a favor deverá vir devidamente embasada em provas, fatos, estudos, ilustrações e boa argumentação. Creio que cumpro com tais requisitos mínimos em minhas postagens. Tal anomalia já foi amplamente estudada e desmistificada por Sociedades Numismáticas internacionais de forte renome e por numismatas de calibre, de todo o mundo. Estudos são publicados internamente para sócios e externamente em diversas páginas, boletins, periódicos e websites, e muita coisa é facilmente encontrada na internet.

Bater o pé, espernear e simplesmente dizer “está errado” ou “não gostei” não adianta, e terá unicamente o efeito de causar boas gargalhadas entre nós. Além do mais, deixará claro e evidente que alguns comerciantes devem possuir o tal “globo triplo” em grande quantidade, e que, após minha matéria, estejam temerosos de que suas vendas venham a despencar, pois os colecionadores estarão agora devidamente informados. Por isto, a birra e o esperneio.

Portanto: Argumente! E com evidências! E nesta ciência específica, que é a numismática, sempre temos algo a aprender. Sou o tipo de pessoa que se sente temerosa com elogios, eu gosto mesmo é das críticas, principalmente as bem fundamentadas, pois nelas temos a oportunidade de nos aperfeiçoar e aprender mais. Desça a lenha sem dó, eu não vou te morder por isso, desde que tenha embasamento.

Logo, existe todo o direito de discordar do que foi postado sobre “globo triplo” (e sobre qualquer outra coisa) e eu terei o maior prazer em publicar aqui neste espaço o seu estudo e argumentação contrários à minha tese. Poderá, caso deseje, enviar para meu e-mail: bulad@outlook.com facilmente ou postar nos comentários abaixo. Repito: ESTOU ABERTO ÀS CRÍTICAS desde que bem fundamentadas. Com elas, todos nós ganhamos em conhecimento e experiência!

Portanto, fico no aguardo da contra-argumentação, embora eu duvide muito que alguma virá.

Deixe abaixo o seu comentário!

5 comentários:

  1. Legal cara estou entrando nesse mundo numismata agora clmercei a jurnta moedas pra tentar vender e acabei me apsixonando pela numismatica estou cada dia aprendendo mais obrigado e infeslismente nao estou apto a te criticar valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sr. não está apto sequer pra redigir um simples texto em Português...

      Excluir
  2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk infelismente

    ResponderExcluir
  3. Bulad, boa tarde!
    Sou um novato na coleção de moedas e acabei tomando conhecimento do seu blog através de um vídeo que assisti no "YouTube". Comecei a ler suas publicações e apesar de ainda conhecer pouco a numismática, me identifiquei muito com suas posições. No post intitulado como "Desabafo...", concordo 100% com você!! Continuarei lendo seus posts para tentar aprender um pouco mais sobre a numismática.
    Força e coragem!
    Grande abraço.
    Fabio D'Amico.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.